segunda-feira, 22 de junho de 2009

ALUNOS -PROFESSORES


Alguns professores foram alunos da escola , como : Stela Dourado , José Luís Lopes , Itamar Nascimento , Sandra Dourado e Sandever Barreto  estes dois últimos  passaram pela escola e atualmente desempenham suas funções em outras Unidades de Salvador .

Todos buscam cumprir seu papel rumo a uma educação de qualidade para comunidade.

Atualmente recebemos outros alunos egressos como professores. São eles: Klayton, Ademir, Marcio Edson e Alan.

FUNCIONÁRIOS MAIS ANTIGOS

Entre os funcionários mais antigos que se encontram na escola estão : Pedro Ferraz , Renato Nunes, Zulmerinda Gomes e Maria da Conceição Muniz .
Em 2017, continuamos apenas com Renato Nunes, pois os demais já se aposentaram.


PROFESSORES MAIS ANTIGOS


Entre os docentes mais antigos encontram-se : Lerande Fonseca, Teresa Cristina Souto , Jussara Barros , Antonio Carlos Dôres , Joselina Cardoso , Valdete Ferreira e Augusto Serões . Todos entre 26 a 28 anos na escola .
São os homenageados da festa !

CEEBC X CAJAZEIRAS

O Colégio Edvaldo Brandão nasceu junto com o bairro de Cajazeiras . O conjunto Habitacional Cajazeiras IV foi o primeiro a ser construído no governo Roberto Santos , segundo relatos de moradores .

EDVALDO BRANDÃO - QUEM FOI ?

Edwaldo Brandão Correia foi médico, odontólogo e pecuiarista . Nasceu em 16/09/1914 em Cachoeira -BA e faleceu em 05 de abril de 1984 .
Exerceu mandato de vereador em São Gonçalo dos Campos de 1950 a 1954- reeleito de 1954-1958 . Foi Deputado estadual de 1959 a 1975 , e vice-governador do estado de 1975 a 1979 , no governo Roberto Santos , quando foi planejado o bairro de Cajazeiras . Segundo relatos , foi o primeiro vice-governador do Estado da Bahia .
Existe outra escola com o mesmo nome na cidade de Cachoeira , terra natal do homenageado .


MEMÓRIA





O CEEBC foi criado pela portaria 714 do Diário Oficial de 31/01/1979, pelo então governador Roberto Santos , como parte integrante do Conjunto Habitacional Cajazeiras IV e foi inaugurado em 13/06/1979 pelo governador Antonio Carlos Magalhães que assumiu o governo em março do mesmo ano , sob a denominação Escola de 2º Grau Edwaldo Brandão Correia.

A escola foi entregue à comunidade sem muros e de chão batido . Apenas as salas eram pavimentadas .
A primeira diretora foi IRACI RIBEIRO DOS SANTOS e dirigiu a escola por aproximadamente 17 anos (1980 a 1997 ) .
A instituição foi criada para funcionar como escola Técnica , com apenas 12 salas de aula ,no modelo de construção das escolas Polivalentes , em tijolo aparente , 04 pavilhões térreos , independentes entre si, interligados por área externa descoberta e 02 corredores cobertos , com : biblioteca, sala de Artes e 04 salas para laboratórios . Em 01 deles funcionava o laboratório de análises clínicas , outro a sala de costura e as outras duas salas funcionaram como sala de aula . Inicialmente atendeu à clientela de Ensino Fundamental I e cursos técnicos em Magistério , Administração e Contabilidade , cumprindo as exigências da lei 5692/71 ( LDB) e a resolução nº 13, parecer 455/88 de 29/01/1988 autorizando o funcionamento da escola a nível de 1º e 2º Grau , com habilitação nos cursos técnicos.

Neste tempo a escola foi murada , acontecia todos os anos a formatura dos concluintes dos cursos técnicos . Foi construído mais um pavilhão com 05 salas , conhecido como "a fazendinha" .
Neste período a SEC implantou o Colegiado escolar e a Caixa Escolar .

Em 1999, na gestão GEDEAN RIBEIRO DO NASCIMENTO , funcionaram as últimas turmas de Ensino Fundamental e Técnico , pois a lei 9.394/96 ( LDB) entrou em vigor a partir do ano 2000, quando a escola, como toda a rede , passou a oferecer o curso de FORMAÇÃO GERAL de nível médio e os cursos técnicos deixaram de ser oferecidos .
Esta Gestão implantou as bases para o NOVO ENSINO MÉDIO , através da implementação da LDB e dos PCN na escola , pedagogia de projetos e deu uma nova organização e uma nova face à escola . (1998-2001).









Neste período a SEC implantou o Projeto Bahia, como parte do projeto EDUCAR PARA VENCER ( Projeto do Governo Estadual para a educação ) e através dele o PPP ( projeto Político Pedagógico) PDE ,financiado pelo Banco Mundial , a autonomia Financeira da escola , a certificação de dirigentes e o PEI .

A nível nacional foi implantado o ENEM , a Prova Brasil e o SAEB para avaliar o desempenho das escolas .



No CEEBC ,os professores criaram projetos como o SAMP ( em conjunto com os estudantes do curso de Magistério ) , o Beleza Negra , o campeonato, Halloween, Semana de Arte Moderna , Revista , rádio-escola , o grêmio estudantil , simulado para o vestibular ,aulas de campo , Projeto Oficinas - um projeto criado pelos professores do 1º ano vespertino , que visava o desenvolvimento de conteúdos de forma lúdica , com a finalidade inicial de reduzir a evasão na série/turno da escola .











O Projeto Oficinas foi inscrito em um concurso do MEC de experiências inovadoras e foi premiado .

Com a finalidade de atender à grande demanda por vagas de Ensino Médio no bairro , foi construído um anexo com 18 salas de aula em PVC , logo substituído pela construção de mais um pavilhão com 05 salas de aula após a quadra esportiva , conhecido como "morro" , "Ponto Alto" , 02 dos laboratórios foram dividos em salas de aula e a sala de Artes transformou-se em Teatro . Além disto , a área externa foi cimentada , adequada com bancos e mesas de cimento , os canteiros foram revigorados e a entrada da escola recebeu uma cobertura de toldo .
pela portaria 2173 de 03 de março de 2001 , foi autorizada a implantação do curso de educação de Jovens e Adultos , a nível de 2º grau na escola : Projeto TEMPO DE APRENDER .


Durante a gestão de NOILDO GOMES DO NASCIMENTO , ( 2002- 2006) consolidou-se a gestão democrática e participativa da escola pública , através do fortalecimento do Colegiado escolar, revitalização do Grêmio Estudantil e criação da Associação de pais e mestres . A nível pedagógico , aprofundou-se a LDB e a implementação dos PCN , PPP e regimento , discutindo procedimentos como : metodologias de ensino , interdisciplinaridade, contextualização , habilidades e competências , alinhamento de conteúdos . Ainda, aproximou os pais da escola , promovendo reunião de pais e mestres , instituiu o controle de frequência mensal dos estudantes , antes mesmo da criação do Projeto FICAI (Ministério Público).
Em 19 de junho de 2002, sob a portaria 5240 foi determinada a mudança de nome para Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia .

Além disto , a nível nacional , as escolas começaram a receber as novas tecnologias da educação , com implantação dos laboratórios de Ciências e Informática e do Livro didático . Televisão , DVD, vídeo-cassete, projetor multimídia invadiu a sala de aula .
Neste período a MEC e SEC implantaram a certificação de professores , o Prêmio Nacional de Referência em Gestão ( CONSED/Fundação Roberto Marinho ) ,o PROGESTÃO ( Programa de capacitação dos gestores escolares ) , o projeto Escola Aberta ( UNESCO) aproximando mais a comunidade da escola , a matrícula informatizada garantiu o princípio da eqüidade na busca das vagas , o Projeto Universidade para Todos ( UNEB) incentivava os jovens na busca por uma vaga na Universidade e o projeto Jovens Baianos ( SEDES) buscava recuperar a auto-estima dos jovens em situação de vulnerabilidade social e as Olimpíadas de Matemática das escolas públicas .

Projetos como Beleza Negra ( fundamentados pela implantação da lei 10.639/03 - que torna obrigatória a inclusão da História da África no currículo ) , SAMP . foram impulsionados pelos professores , criando inclusive Noite Cultural , o Halloween foi substituído pelo Valentine`s Day , simulado para o ENEM , curso preparatório para o ENEM , Gincana Cultural , pré-vestibular O TEMPO NÃO PÁRA , o propósito do Projeto oficinas aos poucos foi absorvido pelos professores em suas aulas e práticas diárias como júri simulado , seminários , café científico , aulas de campo ,Química no cotidiano ( produção de sachês, materiais de limpeza e objetos reciclados) , aos poucos foi encontrando espaço e fundamentos na necessidade de dinamizar o currículo .

Institucionalizou-se a semana de provas . Implantou-se Espanhol , Redação , Matemática Comercial e Financeira no currículo, com a finalidade de melhorar o desempenho dos estudantes no vestibular e no ENEM, utilizando-se da autonomia construída e garantida por lei . As reuniões pedagógicas de área foram potencializadas como momento de formação continuada e capacitação em serviço para o professor , a biblioteca passou por reforma através dos recursos do PDE , o estacionamento recebeu asfalto , construiu-se uma nova quadra no pavilhão superior da escola e adequou-se um palco na quadra .

Em 2005 foi anunciada reforma da Unidade Escolar pelo Governo do Estado , que constou apenas de pintura das salas de aula e pavilhões , recuperação das telas e substituição de portas de sala .

Por 02 anos consecutivos - 2004 e 2005 o CEEBC foi inscrito no Prêmio Nacional de Referência em Gestão e ficou entre as 05 finalistas na esfera estadual , pelo mérito de reduzir os índices de evasão e repetência , utilizando estratégias de gestão democrática e participativa .


Na gestão atual que se iniciou em 2007, em uma  prévia das eleições diretas para diretor, assumiu a gestão da escola a professora  FIRMINA VITERBO DE AZEVÊDO, período de transição de governo Paulo Souto para Jaques Wagner , instabilidade , crise econômica , e muitas mudanças, o CEEBC passa por um período de reestruturação e de recuperação das estruturas físicas, administrativas e pedagógicas ,para atender ao projeto Compromisso Todos pela Educação ( Governo Federal) e da ESCOLA DE TODOS NÓS ( Estadual ) .

O laboratório de informática foi reequipado , os escombros do anexo deram lugar a 02 quadras , aos poucos os jardins estão sendo revitalizados a partir de projeto planejado pelos professores , o palco na quadra , a passagem para as salas do "morro" e a entrada foram cobertos e as áreas de terra batida estão sendo cimentadas , as salas de aula recebem pintura para o início de cada ano letivo . A escola aguarda uma grande reforma mediante o recebimento do documento de escritura .

Faz-se necessário adequar espaço para refeitório , adequar vestiário na quadra , acessibilidade , construção de 01 auditório e tantos outros equipamentos, como salas/galpões para o desenvolvimento das atividades de Tempo Integral , adequar a guarita e a entrada da escola .

O PPP e o regimento encontram-se em fase final de produção .



A equipe pedagógica está mais amadurecida , ampliou a consciência de si mesma e passou a exigir-se mais , comparar -se continuamente consigo mesma e criar expectativas . Está claro para todos que fomentar a Leitura , incentivar a escrita e a pesquisa científica são os verdadeiros caminhos para uma educação de qualidade .





Na sociedade do conhecimento , fundamentada na escrita , não há como continuar na oralidade . Não podemos , entretanto , descuidar dos valores e atitudes necessários à vida cidadã. O estabelecimento de metas e objetivos a partir dos resultados e da escala de proficiência dos indicadores de qualidade da educação devem nortear o trabalho pedagógico . Desta forma o plano de gestão , o portifólio do professor tornam-se instrumentos essenciais .

É fortalecida a democracia por representatividade , a garantia da efetividade dos contratos e do mandamento constitucional .


Os estudantes revitalizam o Grêmio Estudantil , com o apoio da coordenação pedagógica, ABES e UJS .



Discute-se a universalização do ensino e a necessidade de se promover uma educação popular , baseada nos ensinamentos de Paulo Freire e Anísio Teixeira, cujo pensamento influenciou a LDB .


Interdisciplinaridade com professores de 02 , 03 disciplinas dando aulas simultaneamente em uma mesma sala , construção do currículo por competências , contextualização , um ensino médio inovador , salas ambientes, divisão do ano letivo em 03 unidades , 6 horários de aula , ... são temas que não se esgotam nas reuniões pedagógicas .

Busca-se uma escola acolhedora e inclusiva , bem aparelhada que atenda às Diretrizes Nacionais para implantação da lei 10.639/03 .
 No ano de 2009 foi implantado o curso Técnico em Comércio , na modalidade ensino médio integrado à educação profissional , com 06 horários de aula diários , 04 anos , tentativa de recuperar a motivação e o interesse dos jovens pelo estudo , pelo conhecimento , aliando teoria e prática.

Em 2012, foi implantado o Curso Técnico em Administração e também o Tempo Formativo III (EJA- presencial) para atender à demanda da comunidade local, pois várias escolas na região passaram a ofertar o ensino médio noturno driblando a municipalização.

Na esfera Federal foi sancionada a lei que amplia a alimentação escolar para os estudantes do Ensino Médio, e junto com ela, a escola recebe o Programa Mais Educação que é uma proposta de educação de tempo integral do MEC e O Projeto Escola Aberta . Além disto , anuncia-se um novo ENEM , em substituição ao vestibular tradicional e obrigatório para os estudantes da rede pública de todo o país .



A SEC cria o FACE, o AVE e o TAL que deve ter seu lugar reservado durante o SAMP , na tentativa de aglutinar os projetos e garantir o tempo pedagógico . Todas as escolas do estado recebem a TV PENDRIVE .







Os professores criam projetos como : O Fórum de Filosofia , o julgamento de Sócrates, A Feira de Ciências Humanas e a Feira de Ciências Naturais , que já tem seu lugar reservado no calendário escolar e deve aglutinar outros projetos , como o São João e o Valentine`s day nos próximos anos . Um Olhar sobre o Brasil é um projeto interdisciplinar que ocupa o espaço vazio deixado pela Semana de Arte Moderna no 3º ano .



A comunidade externa , por sua vez , também cria projetos e procura envolver a escola como : O Festival da Primavera criado pelos amigos da 3ª Etapa de Castelo Branco , o Cajaarte criado pela União dos moradores das Cajazeiras e adjacências , a Caminhada da água e Marcha para Zumbi , criada pela Cajaverde , ONG ambiental no bairro que defende a construção do Parque Ecológico em Cajazeiras. Além destes recebemos o projeto piloto ENTERJOVEM de empregabilidade , parceria entre a SEC e uma ONG americana e os estudantes participam da seleção para o Projeto NEXITEL da ONG Steve Biko .

A partir de 2013 muitas mudanças ocorreram na rede estadual, inclusive a entrega das camisas que compõem o fardamento escolar que veio substituir as camisas compradas que identificava cada escola da rede. Foi publicado no Diário Oficial do Estado o regimento unificado, as matrizes Curriculares únicas para todo Estado da Bahia, o processo de avaliação e a Recuperação Paralela.

Em parceria com a UNEB, o Edvaldo passou a ofertar o curso pré-vestibular Universidade para Todos (UPT).

O SAMP e o Beleza Negra cresceu muito e passou a exigir segurança, logo, foram substituídos por projetos como a Gincana no 1º ano, Feira de Ciências no 2º ano, simuladinho para o ENEM,  3º ano aulão para o ENEM, Simulado para o ENEM e Projeto Profissões. A comunidade escolar entendeu que era necessário ter um projeto fixo para cada série e os professores, também reunir por série para produzir os projetos, conforme a necessidade dos estudantes. O curso técnico participa dos projetos definidos para cada série e  realiza a Feira do Empreendedor.

No final de 2013 a escola passou por uma reforma elétrica , com ampliação dos muros e pintura, com promessa de receber nova reforma com ampliação , que previa a cobertura da quadra, construção de um conjunto de banheiros, acessibilidade e construção de refeitório.

No início de cada ano é realizado em todas as séries o projeto GENTILEZA GERA GENTILEZA.

No ano de 2017,a escola recebeu o recurso para executar as oficinas do proEMI, Ensino Médio Inovador.

O Edvaldo continua sendo uma escola inovadora , uma escola de Projetos , mas principalmente uma escola viva e presente na sua comunidade , buscando interagir com todos os segmentos na perspectiva de estabelecer metas , assessorar as ações , concretizar os projetos , garantir um percurso escolar digno para os educandos e transformar a vida dos jovens e adultos de Cajazeiras .