sábado, 11 de julho de 2009

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Anísio Teixeira já afirmava na década de 20 ou 30, que só existirá democracia no Brasil quando se montar a máquina que prepara as democracias: a escola pública.
A LDB , inspirada nos ideais de Anísio teixeira , determina:
Art. 3º - o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino .
Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica , de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP da escola ;
II - Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes .
Democracia,  é um regime de governo onde o poder de tomar decisões políticas está com o povo, que o exerce direta ou indiretamente. As democracias podem ser diretas ( onde o povo vota diretamente em cada assunto) ou indireta ( onde o povo elege representantes que tomam as decisões em nome daqueles que os elegeram ).
Neste contexto , a comunidade escolar exerce democracia indireta ( representativa) elegendo os membros do Colegiado Escolar , também conhecido como conselho escolar , com o poder de tomar decisões em nome de quem elegeu e de acordo com a legislação .
Da mesma forma acontece com o Caixa Escolar e as eleições para dirigente escolar . Todos implantados pelo sistema de ensino ( Secretaria de Educação ) .
O Grêmio Estudantil , o Conselho de pais , o conselho de líderes , também são órgãos democráticos dentro da escola , criados pelos segmentos que representam .
COLEGIADO ESCOLAR
O Colegiado Escolar é um conselho formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar : direção, professores ou coordenadores, servidores técnico-administrativos , estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local , que atuam de forma colaborativa na perspectiva de efetivar o compartilhamento de responsabilidades sobre o conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola .

O Colegiado se apóia na Constiotuição Federal de 1988, Constituição Estadual de 1989 , LDB - lei 9.394/96 e lei 11.043/08 e decreto estadual 11.175 /08 .

O Colegiado tem como função consolidar a gestão escolar democrática a partir do estabelecimento de relações de compromisso, parceria e co-responsabilidade entre a escola e a comunidade , com vistas a melhoria da qualidade social da educação .

O Colegiado Escolar tem as seguintes funções :

DELIBERATIVA : elabora , aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras .

CONSULTIVA - assessora a gestão da unidade escolar , opinando sobre as ações pedagógicas, administrativas e financeiras .

AVALIATIVA - elabora diagnóstico , avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar .

MOBILIZADORA : apóia, promove e estimula a comunidade escolar e local em busca da melhoria da qualidade de ensino , do acesso , da permanência e da aprendizagem dos estudantes .

O Colegiado escolar do Colégio Edvaldo Brandão Correia reúne-se mensalmente.
CAIXA ESCOLAR
É uma associação dentro da escola , entidade jurídica , inscrita no CNPJ , formada por direção, professores e pais , sem fins lucrativos , com o objetivo de buscar a autonomia pedagógica , admnistrativa e financeira da unidade escolar .
Cabe a caixa escolar administrar os recursos transferidos por òrgãos Federais e advindos de doações e atividades , campanhas realizadas pela Comunidade escolar para fomentar as atividades pedagógicas da unidade escolar .
A Caixa Escolar do Colégio  Edvaldo Brandão Correia é uma entidade de direito , representativa da comunidade escolar e com objetivo de receber recursos do PDDE/Caixa Escolar, PDDE/Sustentabilidade, PDDE/ Qualidade , PDDE/Educação Integral  e Educação Profissional .

quarta-feira, 8 de julho de 2009

GRÊMIO ESTUDANTIL

Em 2000 foi criado o I Grêmio Estudantil do Edvaldo Brandão , denominado Grêmio Zumbi dos Palmares . Presidente Verônica , tesoureiro - Gilmário . O Grêmio assumiu o SAMP , conseguiu parcerias para infra-estrutura , os integrantes se desentenderam e não teve uma duração muito longa .
Em 2003 surge um novo Grêmio . Presidente: Israel ,vice-presidente : Jailson. Jeremias, Carlos Lucas, Robson , também fizeram parte da chapa . Trouxeram palestras para os estudantes , parcerias com o Hemoba , Liceu de Artes e Ofícios do Estado para realização de oficina de teatro .
Neste período , a evasão se dava , principalmente, pela dificuldade de dinheiro de transporte do estudante . Nestas condições o Grêmio fez parceria com um pai de aluna que tinha um ônibus , para transportar os estudantes .
Além disto , pesquisando na Constituição do Estado da Bahia eles verificaram uma cláusula , onde escolas com mais de 2.000 estudantes deveriam ter serviço médico e odontológico e fizeram parceria com um médico para atendimento gratuito e voluntário à comunidade escolar em 01 dia na semana .
O Grêmio trouxe ainda para escola o pré-ENEM , um reforço aos finais de semana, durante os meses de julho e agosto , para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio com a finalidade de trabalhar questões tipo ENEM .
Tornaram-se voluntários em defesa da conservação do patrimônio . Em parceria com a APLB sindicato ,foram à Brasília participar das lutas por uma educação de qualidade . Eles concluíram o 3º ano , Robson deu continuidade ao mandato para convocação de nova eleição e por razões de trabalho terminou abandonando a escola .
Nova eleição para o grêmio aconteceu em 2005 , com direito à debate, urna eletrônica do TRE , mas não durou muito tempo . Presidente : Marinandes . O grêmio se envolveu com produção de camisas do 3º ano , houve desentendimento dos seus membros e dissolução do grupo .
Em 2009 , iniciamos o ano letivo com falta de professores , sem recursos , e muitas reivindicações dos estudantes para melhoria da infra-estrutura da escola . mais uma vez , surge a necessidade de uma representação estudantil mais forte e eficaz na busca pela melhoria da qualidade de ensino . Nova eleição , assume o grêmio Rafael de Jesus .

CONSELHO DE PAIS

Com a finalidade de aproximar os pais da escola e envolvê-los no contexto escolar , em 2006 foi criado o CONSELHO DE PAIS . Presidente - Francisco , vice-presidente - Maria das Graças , Valdemar , Eduardo , Marcia , Sueli foram pais que contribuíram na discussão de buscar melhorias para segurança na escola e também promoveram o I mutirão para limpeza da escola em 2007 , com pouca participação dos pais o que decepcionou bastante o grupo e desmotivou . Associamos a isto a falta de coordenadores pedagógicos na escola para acomapnhar o grupo .
Apesar de não participar diretamente do conselho , é preciso ressaltar a participação de Salgueiro , pai voluntário que auxiliou na disciplina dos estudantes do turno vespertino em 2007 e 2008 , assim como Édina também voluntária que auxiliou na disciplina dos estudantes do turno matutino em 2007-2008 , também conhecida como a inspetora .
Valeu a participação! Precisamos continuar este movimento !

domingo, 5 de julho de 2009

PROJETO - CEEBC, CAJAZEIRAS , SALVADOR - 30 ANOS DE INTERAÇÃO

É um Projeto criado pelos professores da área III ( Ciências Humanas e suas tecnologias ) , com o propósito de integrar o currículo e promover a construção do Memorial da Escola , incentivando a pesquisa e a visita dos estudantes à fontes históricas da escola , do bairro e da cidade .
O projeto se propõe a incentivar os estudantes do Ensino Médio a estudar a História da Fundação do Colégio , pesquisa sobre as direções , professores , funcionários e alunos que passaram pela escola , contexto histórico , grupos de representatividade , projetos e produção de mídias .
Os educandos do 2º ano devem pesquisar sobre Cajazeiras - principais problemas , planejamento histórico , perfil sócio-econômico, saneamento básico , Cajazeiras na mídia , religiosidade , quilombos em Cajazeiras , projetos existentes no bairro .
Enquanto o 3º ano , pesquisará sobre Salvador - PDDU de Salvador , preservação ambiental , relação étnica e religiosa , mudanças paisagísticas e ecológicas .
O Projeto este ano substitui a Feira dos Municípios e homenageia a passagem dos 30 anos do Colégio .